quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Apetece-me Brincar




­­­Quando nos dispomos a mudar, a brincar com as possibilidades da vida, ou seja, percorrer o nosso caminho com a leveza com que uma criança prefere morango a chocolate na hora de escolher o sabor do gelado - progredimos!
Aliás, e apesar de lugar-comum, devíamos escutar mais o nosso lado infantil.
Contudo, nestas minhas verdades, vejo cada vez mais uma terceira que, em lugar de me alegrar, me atormenta.
Onde estão as crianças das nossas crianças? O que faz esta realidade a todos nós que esconde as crianças. Vocês podem dizer-me que não é assim. Que antigamente é que era, os países subdesenvolvidos, o trabalho infantil, blá, blá, blá. NÃO.
Hoje, e apesar de tudo o que queremos dar aos nossos filhos, de toda a informação de que dispomos, temos cada vez mais crianças com stress, défice de atenção, hiperatividade, e um sem número de “adultices agudas”. As nossas expectativas estão a “esconder” as crianças? O nosso próprio stress está a “esconder” as crianças? O sistema educativo está a “esconder” as crianças?
E nós, eu e vocês, vamos parar e ouvir as nossas crianças. Vamos ajudar os nossos filhos, primos, amigos a ser crianças? Ou vamo-nos deixar engolir pelo que sabemos e sentimos que está mal, e nada fazer?

as percistirem.

Por mim, acordem todas as crianças! Apetece-me Brincar…ria colectiva da palavra Saudade.mos e/ou familiares.

2 comentários:

  1. E viva o Ser Criança.... Bora lá brincar!

    ResponderEliminar
  2. Onde a terra acaba, aqui mesmo na orla, começo a ver um mundo novo...
    Xandra, vai pondo também uns bonecos ou desenhos, mais cor dá sempre mais alegria :)

    ResponderEliminar