sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A Resposta estava em casa!

«Uma busca insensata
Uma mulher procurava ansiosamente alguma coisa à volta de um farol. Então, um transeunte que passou junto dela deteve-se para comtempla-la. E não pôde senão perguntar:
- Cara mulher, o que perdeu? O que procura?
Sem deixar de se lamentar, a mulher, com a voz entrecortada pelos soluços, respondeu com dificuldade:
-Procuro uma agulha que perdi na minha casa, mas como lá não há luz, vim procura-la junto deste farol.»
 p.170 “Os melhores contos espirituais do oriente”, Ramiro Calle, A esfera dos livros

Isto de escrever não é fácil. Especialmente se eu não souber sobre o quê! Andei por aqui à deriva estes quinze dias, a cozinhar, deliberar e pensar.
Sobre mim!
Só posso escrever sobre mim! É pá, mas isso não é nada fácil. Dói. Invade. Confunde. Escuta. Testemunha. Dá a conhecer. Mas tem de ser!
Aqui vai então, em suaves tragos de invasão, eu.
Só poderia começar pela música… e como escreveu tão bem (e que me encheu de orgulho) a minha filha Clara:
«Música é amor.
Se eu a tivesse, insistia para calar o silêncio e te abraçar.»
Ao longo de toda a minha existência consciente (e na inconsciente também) a música esteve sempre lá. Não sou capaz de conceber uma existência sem ela. À parte dos gostos (esta é para ti B. LOL) e preferências a música guia-me e ensina-me há 40 anos.
Que melhor forma de recordar do que a de ouvir uma música…somos imediatamente transportados no tempo para o momento certo, para os cheiros, sabores e emoções que a ela estão associados. Nada disto tem qualquer novidade mas, será que o valorizamos? Que o usamos de forma consciente?
As músicas podem salvar-nos a vida! E sim, acredito plenamente nisso. Usem a música, passeiem por esses estados de espírito antigos e novos. Desfrutem de cada nota, de cada som, de cada palavra…porque muitas músicas têm a sua força nos poemas que as acompanham.

E mais uma vez, como disse a Clara, abracem a vida com o amor da música!


1 comentário:

  1. Quantas vezes a música me salvou... De facto música é amor. Que continues esta "nova" caminhada cheia de música.

    ResponderEliminar